Diretoria e Conselho de Administração

Diretoria Executiva

Os diretores eleitos pelo Conselho de Administração se reúnem semanalmente e compõem a Diretoria da SIMPAR, cuja principal atribuição é administrar e operar os negócios por meio de ações práticas, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Assembleia Geral ou Conselho de Administração da Companhia. Dessa forma, são consideradas as definições do planejamento estratégico, como os resultados financeiros sob a responsabilidade dos administradores, os resultados financeiros globais, bem como os indicadores operacionais.

Portanto, a Diretoria representa a gestão geral dos negócios, priorizando seu desempenho operacional, econômico, social e ambiental. Os diretores podem realizar todas as operações e colocar em prática todos os atos necessários à execução dos objetivos de seu cargo, observando as disposições do Estatuto Social quanto à forma de representação, à alçada para a prática de determinados atos e à orientação geral dos negócios estabelecida pelo Conselho de Administração. Eles são responsáveis por traçar e monitorar estratégias e metas, como reflexo das deliberações do Conselho de Administração, além de deliberar sobre a aplicação de recursos ao transigir, renunciar, ceder direitos, confessar dívidas, fazer acordos ou firmar compromissos.

Nome Cargo Início do mandato Fim do mandato
Fernando Antonio Simões Diretor Presidente 29/07/2022 29/07/2024

Há 40 anos na Companhia, Fernando Antonio Simões é presidente da SIMPAR, holding de capital aberto (B3) que controla as empresas: Movida, JSL, Vamos, Automob, CS Brasil, CS Infra e banco BBC Digital. O empresário é também presidente do Conselho de Administração da JSL, Movida e Vamos – as três empresas de capital aberto do grupo – e membro do Conselho de Administração da SIMPAR. Trabalhando na Companhia desde os 14 anos de idade, o empresário tem se dedicado ao desenvolvimento da Companhia fundada pelo seu pai, Julio Simões, em 1956. Entre as décadas de 1990 e 2000, compartilhando a gestão com o pai, Fernando liderou o processo de diversificação das operações e serviços logísticos e, na sequência, a abertura de capital da JSL, em 2010.

Dando continuidade à essa transformação, o empresário estruturou a Companhia em unidades de negócios e, depois, em empresas independentes, vindo a liderar o processo de reorganização societária que simplificou a estrutura do grupo dentro de um modelo de gestão que tem a SIMPAR como holding e controladora das empresas com gestão e operação totalmente independentes e alinhadas pelo seu modelo de gestão. Como parte desse processo conduzido pelo empresário e executado pelos mais de 36 mil colaboradores do grupo, a Companhia vem se expandindo fortemente nos segmentos de mobilidade, infraestrutura e saneamento – setores essenciais e presentes na economia real -, além da oferta de produtos e serviços financeiros e que fazem da Simpar um dos maiores grupos empresariais do país. Cultura e Valores que fortalecem o desenvolvimento do grupo.

Denys Marc Ferrez Diretor Vice-Presidente Executivo de Finanças Corporativo e Diretor de Relações com Investidores 29/07/2022 29/07/2024

Denys Marc Ferrez é graduado em administração de empresas e pós-graduado em corporate finance. Possui experiência como diretor de relações com investidores da Redecard (administradora de cartões de crédito), em 2008, tendo ainda atuado por 10 anos na tesouraria e relações com investidores da Aracruz (setor de celulose) e 5 anos na Pricewaterhouse (empresa de auditoria independente). Foi admitido como diretor Administrativo e Financeiro da Companhia em 2008 e em 2018 passou a cumular o cargo de Diretor Vice-Presidente Executivo de Finanças Corporativo e Diretor de Relações com Investidores.

Samir Moises Gilio Ferreira Diretor 29/07/2022 29/07/2024

Samir Moises Gilio Ferreira é graduado em ciências contábeis, pós-graduado em finanças corporativas e mestrado em administração de negócios – MBA executivo. Atuou por 11 anos na Deloitte Touche Tohmatsu, atuou por 6 anos como diretor de controladoria da International Meal Company. Iniciou seus trabalhos na Companhia como diretor de controladoria em março de 2017.

Vinícius José Ziveri Ralio Diretor Vice-Presidente Jurídico 02/05/2024 29/07/2024

O Sr. Vinícius José Zivieri Ralio é graduado em Direito pela Universidade de Mogi das Cruzes, Pós-Graduado em Direito Civil pela FMU e em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Ex-Professor Universitário. Desde 2008 é o responsável pelo Departamento Jurídico da Companhia.

Flávio José Sales Diretor 18/09/2023 29/07/2024

Sr. Flávio Sales, é formado em Processamento de Dados pelo Liceu Braz Cubas, possui 19 anos de experiência no Grupo SIMPAR com passagens pelas áreas de Projetos Logísticos, pela Diretoria de Operações Logísticas e pela Diretoria Executiva de Gente e Serviços da JSL Logística, foi responsável também pela implantação do SAP nas empresas do grupo de 2013 a 2016.

Conselho de Administração

Composto por cinco conselheiros, sendo dois independentes, o Conselho de Administração (CA) da SIMPAR é responsável pela orientação geral dos negócios da Companhia. O órgão faz reuniões ordinárias quatro vezes por ano, ao final de cada trimestre, e reuniões extraordinárias, sempre que necessário. As decisões são tomadas considerando a maioria dos votos e os públicos de interesse podem fazer recomendações e sugestões ao Conselho por meio da área de Relações com Investidores.

A diversidade de perfis é essencial, pois possibilita que a Companhia se beneficie da pluralidade de opiniões e de um processo de tomada de decisão mais assertivo e seguro. O Conselho de Administração da SIMPAR é formado tendo em vista a diversificação de conhecimentos e experiências, que são acumulados de maneira contínua em diferentes áreas de atuação e setores econômicos. Os atuais membros do Conselho possuem vasta atuação em diversos setores, dentre os quais podemos citar: Transportes e Logística, Papel e Celulose, Químico, Metalúrgico, Portuário, Hospitalar, Bancário, Construção, Varejo, Óleo e Gás e Elétrico. Além disso, a pluralidade das ideias é assegurada pelos diferentes escopos acadêmicos e experiências profissionais, dentre as quais podemos mencionar: empreendedorismo, econômica, administrativa, contábil, consultiva, tributária, societária e terceiro setor. Dessa forma, a organização busca proporcionar o equilíbrio entre as expectativas das partes interessadas e o fortalecimento contínuo das competências organizacionais.

Outras atribuições do CA são: controlar e fiscalizar o desempenho econômico, social e ambiental da Companhia, assumindo o papel de guia sobre as estratégias do negócio a fim de maximizar o retorno para os acionistas; definir políticas e desenhar estratégias para a condução dos negócios; liderar a implantação da estratégia de crescimento e orientação geral dos negócios; autorizar operações que utilizem instrumento financeiro derivativo e a contratação de mecanismos financeiros atrelados à moeda estrangeira; emissão de valores mobiliários; definição de metas de desempenho da Diretoria e de sua remuneração; eleição e/ou destituição dos membros da Diretoria e fiscalização da gestão dos Diretores, além da apreciação do Relatório da Administração e suas contas.

Nome Cargo Início do mandato Fim do mandato
Adalberto Calil Presidente 30/04/2024 2 anos

Adalberto Calil, é graduado em direito pela faculdade de direito Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 1973. Foi assessor e consultor jurídico de empresas e grupos econômicos em diversos segmentos, tais como: químico, papel, florestal, transportes & logística, cerâmico, metalúrgico, portuário e hospitalar. O Sr. Adalberto Calil é sócio fundador, em 1974 , do escritório de advocacia Radi, Calil e Associados, com atuação predominante nas áreas do direito societário e tributário. Atualmente, o Sr. Adalberto Calil é presidente do Conselho de Administração da Companhia.

Fernando Antonio Simões Filho Vice-Presidente 30/04/2024 2 anos

Fernando Antonio Simões Filho é Bacharel em direito pela UMC, Certificado em Ciências Holísticas e Economia para a Transição pela Schumacher College e Certificação Internacional em Negócios Sociais pela ESPM e Yunus Social Business, com MBA na Fundação Dom Cabral e com curso para Conselheiro de Administração pelo IBGC. Atuou por 10 anos na SIMPAR S.A.  (ex – JSL S.A.), passando por áreas operacionais e corporativas. Atualmente é Sócio-Diretor na Bemtevi Investimento Social, membro do Conselho Consultivo da Black Jaguar Foundation, membro do Conselho Deliberativo do Sistema B Brasil e na SIMPAR S.A. é membro do Conselho de Administração e lidera os 5 Comitês de Sustentabilidade das empresas do Grupo.

Fernando Antonio Simões Conselheiro 30/04/2024 2 anos

Há 40 anos na Companhia, Fernando Antonio Simões é presidente da SIMPAR, holding de capital aberto (B3) que controla as empresas: Movida, JSL, Vamos, Automob, CS Brasil, CS Infra e banco BBC Digital. O empresário é também presidente do Conselho de Administração da JSL, Movida e Vamos – as três empresas de capital aberto do grupo – e membro do Conselho de Administração da SIMPAR. Trabalhando na Companhia desde os 14 anos de idade, o empresário tem se dedicado ao desenvolvimento da Companhia fundada pelo seu pai, Julio Simões, em 1956. Entre as décadas de 1990 e 2000, compartilhando a gestão com o pai, Fernando liderou o processo de diversificação das operações e serviços logísticos e, na sequência, a abertura de capital da JSL, em 2010.

Dando continuidade à essa transformação, o empresário estruturou a Companhia em unidades de negócios e, depois, em empresas independentes, vindo a liderar o processo de reorganização societária que simplificou a estrutura do grupo dentro de um modelo de gestão que tem a SIMPAR como holding e controladora das empresas com gestão e operação totalmente independentes e alinhadas pelo seu modelo de gestão. Como parte desse processo conduzido pelo empresário e executado pelos mais de 36 mil colaboradores do grupo, a Companhia vem se expandindo fortemente nos segmentos de mobilidade, infraestrutura e saneamento – setores essenciais e presentes na economia real -, além da oferta de produtos e serviços financeiros e que fazem da Simpar um dos maiores grupos empresariais do país. Cultura e Valores que fortalecem o desenvolvimento do grupo.

Alvaro Pereira Novis Conselheiro Independente 30/04/2024 2 anos

Alvaro Pereira Novis é bacharel em Economia pela Universidade do Rio de Janeiro e bacharel em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou por 15 anos no BankBoston, (1966/1980), tendo alcançado o cargo de vice-presidente da divisão nacional do banco no Brasil. Trabalhou por 8 anos (1980/1988) como diretor do Banco Iochpe de Investimentos. Em 1992, ingressou na Organização Odebrecht, tendo lá atuado até 2008, sendo seu último cargo Diretor Financeiro (CFO) da holding. Atuou no Conselho de Administração das empresas: Braskem, ETH Bioenergia S.A., da Foz do Brasil S.A., Odebrecht Óleo & Gás e do Banco Caixa Geral de Depósitos Brasil. Foi vice-presidente do Conselho de Administração da Odeprev-Odebrecht Previdência Privada por 10 anos. De 2008 à 2015, atuou como Vice-Presidente do Conselho da Câmara Americana de Comércio (AMCHAM Brasil). Em 2008, tornou-se sócio da Valora Gestão de Investimentos Ltda. O Sr. Novis é membro independente do Conselho de Administração da JSL S.A. e coordenador do seu Comitê Financeiro desde 2010. Em 22/05/2019 foi eleito membro do Comitê de Auditoria da Movida Participações S.A. (controlada da Companhia)

Paulo Sérgio Kakinoff Conselheiro Independente 30/04/2024 2 anos

Paulo Sergio Kakinoff foi Diretor-Presidente da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A. de julho de 2012 a julho de 2022, tendo sido membro independente do Conselho de Administração de janeiro de 2010 a 02 de julho de 2012, quando deixou o cargo junto ao Conselho de Administração para assumir a presidência da Gol. Foi Presidente da Audi Brasil até junho de 2012 e atuou na indústria automobilística por 18 anos, tendo ocupado anteriormente as funções de Diretor de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil e Diretor Executivo da América do Sul na matriz do Grupo Volkswagen na Alemanha. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, ocupou o cargo de Vice-Presidente da ABEIVA – Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores e de membro do Conselho da Volkswagen Participações até junho de 2012. É conselheiro independente da SIMPAR desde abril/2023 e membro do Comitê de Gente e Cultura da Companhia.